quarta-feira, 10 de agosto de 2011

#TDC2011 São Paulo: participação

Estive no #TDC2011 São Paulo palestrando na trilha #Android sobre um tema bem amplo e importante para qualquer tipo de aplicação Android: Comunicação entre Aplicações Android. Esse assunto foi um dos primeiros que despertou o meu interesse assim que comecei a estudar essa tecnologia. Até porque trata-se do entendimento da arquitetura propriamente dita do S.O. Android. Sempre achei interessante a forma como foi projetada a classe Intent. Mas apresentei também o uso das classes Activity, BroadcasReceiver, Notification e Service porém sempre dando ênfase na forma como as Intent são utilizadas para inter relacioná-las.

O público foi sensacional. Aliás, com a sala lotada a responsabilidade só aumentou. Afinal, ali estavam congressistas ávidos por informação e tal fato só trouxe-me a certeza que fui feliz na escolha do tema. Como a minha palestra foi no primeiro dia do evento eu ainda tive cinco dias para assistir várias outras apresentações de trabalhos. Isso me permitiu também colher um feedback positivo de várias pessoas que assistiram minha palestra. Muita colaboração, networking e envolvimento! Por várias vezes estive caminhando para assistir palestras com pessoas que tinha conhecido ali mesmo e que tinham assistido o meu trabalho.

Deixo aqui um agradecimento especial ao colega Neto Marin e Eder Magalhães, coordenadores da trilha #Android que me deram todo o suporte para me sentir ambientalizado e apresentar com tranquilidade o meu trabalho. Na foto, à esquerda, eu e o Neto Marin.

Também, reencontrei colegas que há muito tempo não via ou não encontrava em eventos e apenas conversávamos via email ou twitter. Caso dos parceiros de longa data Manoel Pimentel, Samuel Menezes, Felipe, Maurício Leal, Marlon Luz e muitos outros que fica até difícil lembrar.

Na foto abaixo, eu, Manoel Pimentel, Felipe Rodrigues e Samuel Menezes. Assisti várias palestras interessantes mais direcionei meu foco para as trilhas #Android, #Mobile e #Tvdigital. Com relação à #Tvdigital tive o prazer de conhecer e conversar muito com o Rodrigo Ribeiro, Carlos Gonçalves e Thiago Vespa que estão envolvidos diretamente no projeto Open Ginga. A surpresa foi ter recebido o convite para ajudar na implementação da camada de interface visual para o Ginga-J, baseada em LWUIT. Será mais um grande desafio e espero poder contribuir positivamente para esse projeto.

A minha palestra foi gravada pela jornalista Laura Loenert, editora do portal GoNow que, junto a esse material, postou uma notícia no link: TDC2001: Comunicação entre Aplicações Android.

O vídeo completo está disponível no YouTube, canal gonowtecnologia. Também já postei os slides da palestra no slideshare. O material está logo abaixo:

Não poderia deixar de mencionar que tive o prazer de conhecer o Vinicius e Yara Senger da GlobalCode, idealizadores e organizadores desse fenomenal evento. Aliás, finalmente comprei meu kit Arduíno (Program-ME v.2.0) com placa tomada, servo motor e sonar. Agora é arrumar tempo para estudar e se envolver com robótica também.

Foi um evento fantástico! Conheci muita gente nova dos mais diversos segmentos da área de tecnologia. É sempre uma grande oportunidade para conversar sobre projetos, idéias, fazer networking e enfim...participar! Participação e colaboração são as palavras de ordem nessa nossa tão dinâmica área. Assim, espero poder participar de outras edições desse grandioso evento pois afinal eu trouxe na bagagem muito material novo pra estudar, muitas idéias novas e principalmente um crescimento exponencial na minha motivação!

2 comentários:

  1. Nós é que agradecemos a sua participação, palestra e energia! Super obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Bom, como já disse, o prazer foi meu de ter participado pois afinal aprendi muito e farei o possível para estar presente em mais eventos promovidos pela Globalcode. Eu que agradeço a oportunidade.

    ResponderExcluir