segunda-feira, 26 de abril de 2010

FLISOL 2010: 24 de Abril na FACIMP

Aconteceu pela segunda vez consecutiva o FLISOL (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre), edição de Imperatriz-MA. Um evento de certa forma modesto, analisando o critério número de participantes e comparando com algumas cidades maiores e mais tradicionais na execução desse tipo de evento.
Mas, foi um evento diferente. Dessa vez ocorreu na FACIMP (Faculdade de Imperatriz) justamente onde trabalho como professor do curso de Sistemas de Informação, nas disciplinas que tratam de linguagem de programação e estrutura de dados.
Mesmo sem muita divulgação tivemos a participação de alguns alunos do IFMA (antigo CEFET-MA) e alguns profissionais de Açailândia (cidade próxima de Imperatriz). O apoio e a participação de alguns alunos, professores e da coordenação de S.I. da própria FACIMP também foram primordiais para a realização desse evento.
De diferente mesmo foi o fato de todas as palestras terem sido de pessoas da própria instituição: alunos e para variar, eu fiz questão de apresentar um trabalho também.
Dessa vez resolvi apostar na idéia de falar sobre hardware, ao invês de tradicionalmente tratar de Java ME. Já a alguns meses estava intrigado e curioso com o Arduíno não só por ser um hardware livre mas também por permitir o ensino da computação física e mais ainda pela enorme possibilidade de criação e inovação que pode ser despertada ao trabalhar com essa pequena placa de circuitos. O evento serviu para eu me envolver mais no estudo desse valoroso projeto e quem sabe num futuro próximo ter algo prático para demonstrar.

Também não poderia deixar de destacar os alunos do 4º período que aceitaram o meu convite (Amon Gabriel e Marcelo Torres), as alunas do 3º período (Rithiele e Dávila) que também prontamente encararam o desafio e a espontaneidade do Rael Max (2º período) e do Luis Edcarlos Sousa Lima (7º período) por participarem do evento como palestrantes! Certamente um passo importante para a carreira desses alunos. Precisamos, desde muito cedo, nos preocupar com a nossa carreira e construir nosso curriculum vitae com muita atenção e carinho. Nada melhor do que começar palestrando em eventos dessa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário