terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Netbeans 6.5: Pequenos contratempos II

Mais um problema para a lista de pequenas adaptações para poder fazer uso dessa fenomenal ferramenta! A versão do meu JDK é a 1.6.0_03 mas a minha JRE é 1.6.0_11 e eu uso o Ireport, versão 3.1.2, para desenvolver os relatórios da minha aplicação. Novamente estava tudo funcionando bem até o momento em que instalei o Netbeans 6.5. Os relatórios simplesmente não compilavam mais e não geravam nem o preview. Foi meio angustiante perceber que dos relatórios mais simples aos mais complexos, nenhum deles funcionava mais.

Depois de muita pesquisa na net e já quase acreditando que ninguém estaria enfrentando ou já teria enfretado o mesmo problema, descobri que este estava relacionado a ausência do pacote xercesImpl.jar na lista de extensões do JRE. O erro que ocorria era:

javax.xml.parsers.FactoryConfigurationError: Provider org.apache.xerces.jaxp.SAXParserFactoryImpl not found

Existe uma cópia atualizada desse pacote na subpasta ext dentro NETBEANS_HOME. Então para resolver o problema foi só copiar o arquivo xercesImpl.jar da pasta:$NETBEANS_HOME\ireport\modules\ext para a pasta: $JDK_HOME\jre\lib\ext. Pronto! Netbeans 6.5 definitivamente – outra vez - funcionando!

Um comentário:

  1. Olá...estou com o mesmo problema, fiz tudo que vc explicou mas nao resolveu. To com vontade de jogar esse computador pela janela.

    Será que se eu desisntalar 6.7 e colocar o 6.1 ajuda?

    ResponderExcluir