segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Novembro de 2008: SEMINF 2008















O melhor reconhecimento de um trabalho é aquele que parte do seu próprio povo. Até para desmistificar a velha frase de que “santo de casa não faz milagre” - guardada as devidas proporções, é claro! A SEMINF 2008, foi realizada na FACIMP e , também é um evento já tradicional na região, ocorrendo todos os anos e é promovido pelos professores e alunos da própria instituição. Esse evento foi verdadeiramente especial. Especial porque me formei ali. Especial porque reencontrei muitos amigos. Especial porque realmente me senti em casa - estava!. Especial porque como aluno já participei diversas vezes desse evento. E especial porque estava trabalhando nessa instituição como professor e era minha primeira apresentação desde então. O convite para trabalhar como professor surgiu já com o semestre em curso mas não hesitei em aceitar. Mais uma grande experiência certamente.

O evento, também acadêmico, sempre tem algumas situações já comuns. A ausência de alunos do próprio curso de sistemas! Mas, aqueles que compareceram estavam até animados para assistir as palestras.

Nesse evento, resolvi apresentar um trabalho um pouco diferente. Tentei demonstrar um pouco o impacto e a importância da computação embarcada nas nossas vidas. Enfatizei muito no uso do telefone celular pois acredito que ali está o maior exemplo disso. Um pequeno grande ambiente computacional que pode fazer muito por nossas vidas no trabalho e no lazer. O título foi “Computação Móvel: Desafios e Aplicações”. Falei um pouco de computação onipresente também mas o alvo mesmo foi enfatizar a parafernália computacional embarcada em nossos telefones celulares.















Também ministrei um mini-curso de Java-ME utilizando os frameworks LWUIT e Floggy. Desenvolvemos uma aplicação para cadastrar senhas e no final conseguimos instalá-la e rodar com sucesso no telefone celular de um dos alunos. Esse exemplo, apesar de simples, demonstrou muito bem toda a gama de recursos que existem para o desenvolvedor de aplicações mobile. O resultado foi extremamente positivo e certamente deixou os participantes desse mini-curso perplexos com o que conseguimos fazer em apenas 8 horas de treinamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário