terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Eventos 2008

Terminando o ano e postei muito pouca informação nesse espaço. Participei de vários eventos, desenvolvi diversos trabalhos, vivi diversas aventuras e continuo ausente. Alguns colegas meus tem me cobrado a inserção de pelo menos informações sobre os eventos da qual eu participei. Apesar de concordar que está meio tarde para postar eventos antigos – já está encerrando 2008! - vou fazer assim mesmo. Quem sabe assim eu finalmente não me empolgo e participo mais desse blog. É, eu digo participo mesmo! O blog é meu mas onde eu estava mesmo? :)

Acho que já estava prevendo o quão seria difícil eu está atualizando esse espaço virtual quando do meu primeiro comentário.

Mas, enfim. Cá estou e vou tentar mantê-lo o mais atualizado possível.

Abril de 2008: 9º Forum Internacional de Software Livre

Bom, o ano começou muito bem! Resolvi inscrever uma palestra no 9º Forum Internacional de Software Livre em Porto Alegre e ela foi aprovada! O fisl aconteceu nos dias 17,18 e 19 de abril. Nunca tinha participado de um evento de tal magnitude e importância social. Isso mesmo, apesar de ser um evento notadamente de tecnologia, o seu alcance ia muito mais além do que isso. Participação, colaboração, comunidade, envolvimento são palavras instintivamente transformadas em atitudes nas pessoas que vão a um evento desses.

“O evento reuniu mais de 7,4 mil participantes de 21 países no Centro de Eventos da PUCRS, o maior público desde 2000, quando foi realizado o primeiro fisl. Nos três dias do evento houve debates, palestras, troca de informações e experiências, entre grupos de usuários, desenvolvedores, empresas públicas e privadas que compareceram como participantes, expositores ou patrocinadores. Foram 257 palestras, com nomes nacionais e internacionais, que lotaram todas as oito salas destinadas aos encontros.” São algumas das definições do evento encontrada no site www.fisl.org.br.

Nesse evento, apresentei um trabalho sobre o uso do padrão de imagens SVG em conjunto com Java ME. O título era: Utilizando o Padrão Aberto de Representação de Imagens SVG com Java ME. Na verdade eu demonstrei algumas características do perfil SVG Tiny que é um subconjunto do SVG. O SVG Tiny é voltado justamente para apresentação em dispositivos computacionalmente limitados ou para ser mais exato, os telefones celulares. Essa versão SVG é implementada através da especificação JSR-226 e já está presente em uma grande maioria de telefones celulares vendidos no Brasil. Então é uma excelente tecnologia para desenvolvimento de software. Já a algum tempo tenho utilizado em minhas pesquisas essa combinação SVG Tiny e Java ME. Já foi inclusive motivo de um artigo na revista WebMobile do grupo Devmedia (www.devmedia.com.br).

Foi legal conhecer Porto Alegre mas foi mais interessante ainda está presente todos os dias no Centro de Eventos da PUC-RS junto de todas aqueles pessoas inquietas e ativas. Nunca tinha visto tanta gente louca com um notebook debaixo do braço. Ninguém tinha cara de nerd mas estavam sempre prontos para discutir sobre alguma tecnologia!

Não poderia deixar de citar a presença de alguns colegas de Imperatriz que estiveram lá comigo e inclusive me ajudaram a preparar o meu notebook com a combinação: Ubuntu+Java+Netbeans+Meus exemplos práticos: Terry, Herson, Bruno, Stephan e o Marcelo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário